Como posso eliminar os carrapatos dos cães?

,


Já alguma vez se perguntou “Como posso eliminar os carrapatos dos meus cães?” Sugam sangue. Têm uma aparência nojenta. Vampiros? Não, carrapatos. Já teve que lidar com um desses insetos alguma vez na sua vida? Hoje vamos explicar-lhe.

O que é um carrapato?

Os carrapatos pertencem à família dos Ixodidae, Ou seja, ácaros de grande tamanho. Além disso, são hematófagos, isto é, alimentam-se de sangue, e podem transmitir muitas doenças infecciosas, como a doença de Lyme. Apesar disso, a maioria das mordidas é inofensiva.

E quando encontram o hóspede certo, não pensam duas vezes. Com efeito, agarram-no com os seus apêndices da boca e perfuram a pele para começar a sugar o sangue. Por isso, é nesta altura que o seu tamanho aumenta consideravelmente e podem ser vistos mais facilmente.

Onde o meu cão pode apanhar um carrapato?

Boa pergunta, porque se o seu cão apanhou algum carrapato vai gostar de saber onde eles geralmente estão para evitá-lo. Pois bem, os carrapatos geralmente são encontrados em arbustos ou ervas altas à espera de apanhar o primeiro animal que passa.

Os carrapatos aparecem na primavera, assim que a temperatura começa a subir um pouco. Por isso deve aumentar as precauções na estação de verão, especialmente no sul da península, já que as temperaturas são mais altas.

Como saber se o meu cão tem um carrapato?

Se o seu cão tem este novo hóspede, vai notar que ele se coça mais do que o habitual ou que tem alterações no apetite, por isso deve prestar atenção e realizar exames oftalmológicos.

Aponte: Os carrapatos geralmente instalam-se na área das orelhas, nas pálpebras, nuca, pescoço, ao redor da cauda, patas ou entre os dedos. Ou seja, estes devem ser os primeiros lugares a ver.

Os sintomas da doença do carrapato podem levar entre 1 a 3 semanas para se manifestarem, por isso é muito importante verificar o seu cão depois de um passeio.

Como posso eliminar os carrapatos em cães?

Agora que já conhece o inimigo do seu animal de estimação, é o momento de passar ao ataque. E como em qualquer bom ataque é melhor avaliar as opções antes de prosseguir.

Pinças especiais para eliminar carrapatos

Evite as pinças comuns, pois ao apertar podem deixar a cabeça do carrapato dentro do animal de estimação e criar uma infeção ao seu cão. Em suma, se vai fazê-lo em casa, use uma pinça especial.

  • Deite o seu cão para deixá-lo confortável.
  • Localize o carrapato.
  • Segure-o pela cabeça com a pinça, o mais próximo possível da pele do seu cão.
  • Puxe ou gire – dependendo da pinça que use – suavemente, mas continuamente para extraí-lo inteiro.
  • Livre-se do carrapato como preferir.
  • Desinfete a ferida na pele do seu cão.

Visita ao veterinário

Se quando descobrir que o seu cão tem um carrapato, acha que a tarefa de o tirar excede as suas habilidades, não se preocupe. Vá ao seu veterinário para removê-lo e ensiná-lo a fazê-lo em segurança.

Atenção!

Para remover o carrapato, não é aconselhável utilizar remédios caseiros, tais como derramar óleo, álcool, citrinos ou qualquer outro líquido. É possível o carrapato regurgitar estes líquidos e por conseguinte, passá-los para a corrente sanguínea do seu animal de estimação.

Prevenção para eliminar os carrapatos

Já que é melhor prevenir do que curar, vamos dizer-lhe alguns conselhos para evitar que um carrapato se instale no seu animal de estimação. Por isso, tenha bastante atenção!

Além de evitar as áreas onde lhe dissemos que os carrapatos podem ser encontrados há outras opções. Em princípio, os produtos antiparasitários como as pipetas, colares ou uma boa higiene, podem ser de grande ajuda. Sem dúvida agora já está mais bem preparado para eliminar os carrapatos que podem perseguir o seu cão. Por isso, já sabe, só precisa de um pouco de habilidade e, acima de tudo, tranquilidade para ajudar o seu melhor amigo.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Caraterísticas das tartarugas: Que espécies existem?

Passo-a-passo para cortar o pêlo do seu cão em casa

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.