Ideias para partilhar tempo com o teu cão em casa

Neste artigo queremos partilhar contigo algumas das melhores dicas para entreter o teu cão em casa e assim passar um agradável momento juntos. Não todas as atividades precisam ser feitas ao ar livre. 

Evita que o teu cão fique entediado  

O ideal é fazer com que o teu cão se mantenha entretido, desta forma evitarás que faça alguma travessura, como morder ou arranhar móveis.

Tenta manter o teu cão entretido 

Temos de manter a mente do nosso cão ocupada, já que isto será uma grande estimulação e fará com que se mantenha ativo.

Brincadeiras para desfrutar juntos 

A seguir vamos listar umas atividades para que possam passar um bom tempo juntos e ele consiga desenvolver a sua inteligência. 

Estimulação olfativa 

  • Com as tuas próprias mãos podes fazer um divertido jogo de trabalho mental, simplesmente deves ter umas guloseimas, escondê-las em uma das tuas mãos e pedir para que ele procure onde está o seu prémio. Simples, não é?
  • Com três copos de plástico podes colocar um prémio por baixo de cada um deles, ele terá de descobrir onde está a surpresa. Deixa o snack escondido e espera que o teu cão realize algum movimento, como por exemplo dar uma pata, deitar-se (será o seu sinal para indicar que acredita que o seu snack está naquele lugar).
  • Encontrar os prémios espalhados pela casa: esconde alguns snacks em diferentes zonas do quarto para que o teu cão os busque. Podes fazer com que seja um pouco mais complicado e colocá-los em partes da casa onde não os veja e precise utilizar o seu olfato para consegui-los.

Treina a sua mente 

Também poderias ensinar o nome de um ou vários dos seus brinquedos, não é tão complicado como parece, mas precisarás realizar várias repetições para consegui-lo. Começa com um objeto, brinca com ele enquanto repetes o seu nome e quando o teu melhor amigo o tiver aprendido começa a pedir que traga o brinquedo em questão.

Também podes entretê-lo e estimulá-lo mentalmente ao fazer com que aprenda vários nomes e que busque em cada momento aquele que tu pedires. O que achas deste desafio?


Realizar exercícios básicos 

É o momento de ensinar ao teu cão alguns “truques”, como por exemplo, senta, patinha ou deita. Apenas precisas ter um snack na mão e um pouco de paciência. Ficarás surpreendido ao ver o quão rápido aprende o teu cão.

Tens uma caixa de cartão? É a melhor forma de entreter um cão em casa

 Algumas ideias para reciclá-la e passar um momento agradável são: 

  • Faz o teu cão entrar e sair, coloca dentro algum brinquedo que adore. Desta forma realizará um pouco de exercício.
  • Coloca alguma guloseima dentro dessa caixa para que tenha que entrar se quiser obter a sua recompensa.
  • Enche a caixa com jornal e esconde algum brinquedo pequeno ou snack, ficará doido a tentar encontrá-lo!
  • O teu cão poderá esconder-se no seu interior enquanto tu o chamas e procuras por ele pela casa.

Queres fazer com que fique em forma também dentro de casa? 

Podes amarrar um dos seus brinquedos favoritos em um pau e fazer com que o persiga, mexe-o constantemente para captar a sua atenção, mas sem deixar que o apanhe, verás como fica imensamente feliz. Finalmente, quando consideres dar a sua recompensa, deixa que o apanha, será muito gratificante para o teu cãozinho!

Brincadeiras de trazer e buscar 

De certeza tens em casa alguns brinquedos de corda, ora bem, este é um dos maiores entretenimentos para o teu cão, e não se importará passar um bom bocado a correr, trazer e puxar incessantemente. Aguentarás o seu ritmo?


Com todas estas dicas o teu cão tem diversão garantida! Deixa a tua imaginação voar para criar novos passatempos para partilhar com o teu melhor amigo!

E se quiseres saber mais sobre brincadeiras, não te esqueças de visitar o nosso blog, por exemplo:Como escolher brinquedos interativos para cães?

Além do mais, recorda que na nossa loja online Tiendanimal há uma ampla gama de produtos para que o teu amigo de quatro patas se divirta e possam desfrutar juntos de cada momento. Dedica o tempo necessário para poder escolher os produtos que melhor se adaptam aos seus gostos e os mais adequados para brincar em casa.

« Anterior

Como viajar com um Dogue Alemão?

Manutenção do aquário durante as férias

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.