O cio nas cadelas: tudo o que deves saber

Neste artigo queremos partilhar contigo tudo o relacionado sobre o cio em cadelas: quando aparece, como se manifesta, quais fases tem o seu ciclo e muito mais. Aqui vamos explicar de forma simples para que não percas nenhum detalhe sobre este tema. Se quiseres saber mais, continúa a ler.

O que é o cio das cadelas exatamente?

É o período no qual a fêmea aceita cruzar com o macho. Como podes imaginar, num primeiro lugar, a tua cadela está exposta a mudanças hormonais que alteram o seu comportamento: pode estar mais carinhosa e brincalhona, além de demandar que lhe prestes maior atenção que de costume e a mimes mais. Por último, podes detetar perdas de apetite, ou perceber que está mais cansada em alguns casos.

Realmente nesta etapa, a tua melhor amiga, já estaria pronta para ter descendência e encher a casa de cachorrinhos, assim que o seu principal objetivo nesse momento será buscar um cão macho para conseguir reproduzir-se. 

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Nas raças pequenas, o primeiro cio nas cadelas costuma aparecer entre 5 e 8 meses, pelo contrário, nas cadelas de tamanho maior, geralmente acontece quando têm aproximadamente um ano de vida.

A duração do cio em uma cadela costuma oscilar entre 2 e 4 semanas, independentemente da raça.  Além do mais, aparece a cada 6 meses, isto é duas vezes por ano.

Recorda mais ou menos a data de início do cio e para ter controlado o ciclo e acudir ao teu Veterinário/a, caso detetares alguma anomalia. 

Fases do ciclo estral nas cadelas 

A)   Proestro 

B)   Estro ou cio

C)   Diestro

D)   Anestro 

PROESTRO  

Dura 6 – 14 dias. Os machos começam a se sentir atraídos pelo odor das fêmeas, mas as cadelas não os aceitam neste momento, pelo contrário, poderão rosnar e fugir deles.

Sinais do proestro

  • O ovário prepara-se para ovular. 
  • A vulva inflama-se pela ação dos estrógenos. 
  • Aparece o sangrado vulvar, rico em feromonas, que atrai os machos. 
  • Urinará mais, para espalhar as suas feromonas.
  • Para manter-se limpa a cadela lamber-se-á frequentemente.
  • Sangra menos no final desta fase.

ESTRO OU CIO 

Dura 5-15 dias. Esta é a fase do ciclo na que se produz a ovulação, são os dias mais férteis, isto é, seria o melhor momento para a cópula se quiserem ter cachorros. Na maioria das cadelas, os dias nos que há mais possibilidades de gravidez são os compreendidos entre 11 e 15 dias depois do início do sangrado.

Contudo, se não quiseres que a tua cadela fique grávida, é muito importante que tomes as medidas preventivas, pois é o momento em que há mais riscos: 

  • Sair à rua sempre com trela 
  • Usar spray para que os machos não se sintam atraídos 
  • Se moras em uma moradia, controla as entradas para evitar que fuja ou que algum macho entre.
  • Não passes por lugares com muitos cães ou parques 

Sinais do estro: 

  • A cadela estará mais receptiva aos machos 
  • Estará muito receptiva e mais nervosa do habitual, inquieta. 
  • Para mostrar a sua vulva, colocará o lombo rígido e a cauda para um lado. 
  • A descarga vulvar fica um pouco mais clara. 

DIESTRO 

Esta fase é de duração variável, segundo a cadela, no geral costuma abranger uns 2-5 meses.  

Sinais do destro: 

  • Basicamente, não está receptiva sexualmente e os machos não se sentirão atraídos tampouco por ela.
  • Mostrará pouco ou nenhum interesse pelos machos.

Se não ficou grávida, neste tempo manter-se-á em repouso ou fase de anestro.

Nesta época é muito importante ficar de olho na tua cadelinha, pois em muitos casos acontece a pseudociese ou mais popularmente conhecida como falsa gestação ou gravidez imaginária

Como saber se a minha cadela tem uma pseudociese?

Perceberás que as suas mamas aumentam a temperatura e ficam maiores, e inclusive pode começar a segregar leite.

Isto acontece em fêmeas que não tiverem ficado grávidas e o ideal é que acudas ao teu veterinário/a para que a examine e forneça o tratamento adequado. Desse modo, em poucos dias recuperar-se-á.

ANESTRO 

É o período que passa entre o fim de um cio e o início de outro, isto é, a etapa de repouso sexual. Normalmente costumam durar uns 4 meses, mas pode variar, pois cada animal tem as suas particularidades.

Nesta fase não há atividade ovárica nem interesse sexual por parte da fêmea e os machos não se sentem atraídos por ela. Nesta etapa do cio é aconselhável esterilizar a tua cadela, já que os riscos cirúrgicos são menores, pois as hormonas sexuais estão nos níveis mais baixos: os estrógenos predispõem o sangrado e, por esse motivo, não será o mesmo operar uma cadela no cio, que realizar uma intervenção em uma cadela que estiver na fase do anestro. Melhor prevenir do que remediar!

Sempre repetimos o mesmo: se não quiseres ter cachorros e desejas que a tua cadela tenha uma vida longa e saudável, deves realizar a cirurgia para esterilizá-la o antes possível. Não te deixes enganar por falsos mitos! A tua cadela NÃO precisa ter pelo menos uma ninhada antes de se submeter a este processo.

O melhor conselho que podemos oferecer é sempre informar-te bem quando se trata da saúde do teu animal de estimação.

Aqui tens outro post que será muito interessante: a piometra nas cadelas.

A minha cadela sangrará muito durante o cio?

Em primeiro lugar não te deves preocupar em excesso durante esses dias, já que a tua cadela está bem preparada para fazer tudo sozinha. Isso mesmo, ela tentará sujar o mínimo possível, mas deves ter em conta que, se for cachorra ou jovem pode, nos primeiros dias, se sentir um pouco fora do lugar. Mas com certeza rapidamente saberá como comportar-se.

Além do mais, as cadelas no cio costumam sangrar poucas gotinhas, portanto no geral não manchará em casa.  

Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás cuecas, fraldas e resguardos para ela, disponíveis em várias medidas, segundo o tamanho da tua cadelinha: 



Por outro lado, também há produtos específicos para evitar que os cães incomodem as fêmeas: estão desenhados para conseguir disfarçar o odor das feromonas. 

Agora que já estás mais informado/a sobre o cio nas cadelas poderás responder qualquer pergunta que te façam em casa ou no parque.

E se quiseres saber mais sobre os animais, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo:  Como escolher o melhor veterinário para o meu animal de estimação?

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

A tosse do canil

O que deves fazer se descobrires que tens alergia ao teu gato?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.