Cio em cadelas: Comportamento, fases e duração do cio

,

Neste artigo, vai aprender tudo o que precisa de saber sobre o cio nas cadelas: quando ocorre, com que frequência ocorre, como se manifesta, as fases do seu ciclo e muito mais. Sabemos que este tema pode suscitar algumas dúvidas, por isso vamos explicar-lhe de uma forma simples para que não lhe escape nenhum pormenor. Continue a ler!

O que é o cio nas cadelas?

O cio é o período durante o qual a cadela aceita o acasalamento do macho.

Durante este período, a sua cadela vai sofrer alterações hormonais que podem alterar o seu comportamento. Pode tornar-se mais carinhosa e brincalhona e exigir mais atenção e mimos do que o habitual. Também pode notar uma alteração no seu apetite ou, em alguns casos, uma falta de energia.

Nesta fase, a sua melhor amiga está pronta para procriar, pelo que o seu principal objetivo é encontrar um cão macho.

Dê uma vista de olhos ao guia completo sobre o parto e gravidez em cadelas. Aí encontrará informações detalhadas e dicas úteis sobre como cuidar da sua amiga peluda durante este período importante da sua vida.

Quando é que uma cadela entra em cio pela primeira vez?

O primeiro cio da cadela ocorre normalmente entre o 5º e o 8º mês de vida nas raças pequenas, enquanto que nas raças maiores começa normalmente por volta de um ano de idade.

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

O período de cio numa cadela é normalmente de 2 a 4 semanas, embora possa variar consoante o indivíduo e a raça.

Com que frequência é que uma cadela tem o cio?

Uma cadela entra no cio de 6 em 6 meses, o que significa que este ciclo se repete duas vezes por ano.

Recomendamos-lhe que memorize mais ou menos a data do início do cio para que possa vigiar o ciclo e contactar o seu veterinário se notar alguma anomalia.
comportamento das cadelas na fase do cio

Comportamento e fases do ciclo de cio nas cadelas

O ciclo de cio da cadela é um processo que inclui várias fases diferentes, cada uma com as suas próprias características e sinais. É importante compreender este ciclo, pois ele afeta tanto o comportamento da cadela como a sua saúde reprodutiva.

  • Fase 1: Proestro
  • Fase 2: Estro ou Cio
  • Fase 3: Destro
  • Fase 4: Anestro

PROESTRO

O proestro marca o início do ciclo de cio nas cadelas e dura cerca de 6 a 14 dias. Durante esta fase, as alterações hormonais preparam o corpo da cadela para a ovulação. Os machos podem ser atraídos pelo odor da cadela, mas as cadelas ainda não aceitam o acasalamento.

Sinais de proestro:
– O ovário prepara-se para a ovulação.
– A vulva fica inflamada devido ao efeito dos estrogénios.
– A vulva sangra e é rica em feromonas que atraem os machos.
– Ela urina mais para espalhar as suas feromonas.
– Para se manter limpa, a sua cadela lambe-se frequentemente.
– No final da fase de proestro, a hemorragia diminui e marca o início da fase seguinte.

ESTRO OU CIO

O cio é a fase do ciclo reprodutivo em que ocorre a ovulação e dura normalmente entre 5 e 15 dias. Durante este período, a cadela está mais fértil e, por conseguinte, é a altura ideal para procriar se desejar cachorros.

Sinais do estro ou cio:
– A cadela deixa-se montar pelos machos.
– Fica muito recetiva e mais nervosa do que o habitual, inquieta.
– Para mostrar a sua vulva, enrijecerá o dorso e puxará a cauda para um lado.
– O corrimento da vulva será um pouco mais claro.

Se não quer engravidar, é importante tomar medidas preventivas, pois é nesta altura que o risco é maior:

  • Mantenha sempre a seu cadela com trela no exterior.
  • Utilize um spray para evitar que os machos sejam atraídos por ela.
  • Se vive numa casa ao nível da rua, vigie as saídas para evitar que fuja ou entre algum macho.
  • Evite locais onde estejam presentes outros cães, como parques.

Existem produtos especificamente concebidos para mascarar o odor das feromonas durante o cio e evitar que os cães dominem a sua cadela.

DIESTRO

O diestro é uma fase de duração variável, geralmente de 2 a 5 meses, durante a qual a cadela não é sexualmente recetiva e os machos não mostram interesse por ela.

Se não engravidou, está na fase de repouso ou anestro.

Sinais do destro:
– A cadela não está sexualmente recetiva e os machos não se sentirão atraídos por ela.
– Mostra pouco ou nenhum interesse pelos cães machos.

É importante estar atento durante esta fase, pois podem ocorrer falsas gravidezes ou “gravidezes psicológicas“.

Como é que sei se a minha cadela está com uma gravidez psicológica? Irá notar que as suas mamas ficam quentes e aumentam de tamanho, podendo mesmo começar a segregar leite. Isto ocorre em cadelas que não estiveram prenhes e é importante que consulte um veterinário para ser examinada e receber o tratamento adequado.

ANESTRO

O anestro é a fase de repouso sexual que ocorre entre o fim de um cio e o início do seguinte. Geralmente dura cerca de 4 meses, embora possa variar de cadela para cadela.

Durante o anestro, não há atividade dos ovários nem interesse sexual por parte da cadela, e os machos não se sentem atraídos por ela. Esta é a altura ideal para considerar a esterilização da cadela, uma vez que os riscos cirúrgicos são menores devido aos níveis mais baixos de hormonas sexuais.

Para mais informações, recomendamos-lhe o nosso artigo “Quando esterilizar uma cadelinha“.

A minha cadela vai sangrar muito com o cio?

Em primeiro lugar, não se preocupe muito com as hemorragias durante o cio, pois a sua cadela estará bem preparada para lidar com elas. Em geral, as cadelas com cio têm uma hemorragia ligeira, pelo que não deve sujar a casa. No entanto, se for uma cadela jovem, pode parecer um pouco perturbada no início, mas depressa se habituará. O sangramento pode variar de cadela para cadela, mas se notar um sangramento excessivo, é aconselhável consultar o seu veterinário.

Na Tiendanimal, propomos-lhe produtos para o cio, tais como cuecas e resguardos, em diferentes tamanhos, em função das necessidades da sua amiga peluda.

Conselhos adicionais para cuidar da sua cadela com cio

Seguem-se algumas dicas adicionais para cuidar da sua cadela durante o cio:

  • Crie um ambiente calmo: Durante a época do cio, a sua cadela pode sentir-se mais sensível e vulnerável. É importante que crie um ambiente calmo e seguro em casa e evite situações de stress ou mudanças súbitas na rotina diária da sua cadela.
  • Mantenha a atividade física: Mesmo que a sua cadela esteja com o cio, é importante que mantenha o seu nível habitual de atividade física. Passeios e exercício regulares ajudam-na a aliviar o stress e a manter a sua saúde física e mental. No entanto, evite áreas com muita gente onde possa haver encontros indesejados com outros cães e mantenha sempre a sua cadela com trela.
  • Monitorize a sua dieta: Algumas cadelas podem sofrer alterações no apetite. É importante monitorizar a sua dieta para garantir que está a receber nutrientes suficientes. Fale com o seu veterinário sobre a melhor dieta para a sua cadela nesta fase.
  • Dê-lhe atenção extra: a sua cadela pode precisar de atenção e afeto extra. Passe algum tempo a brincar com ela, a acariciá-la e a entretê-la para aliviar qualquer medo ou desconforto que possa estar a sentir.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Mais de 100 ideias de nomes originais para cães – Encontre o nome perfeito!

Tiendanimal abre nova loja no Dolce Vita Miraflores (Oeiras)

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.