O que comem os gatos?

Como você deve saber, existem muitas marcas e alimentos diferentes nas lojas de produtos para animais de estimação. Todos os tipos de alimentos e sabores com que podes alimentar o teu felino, mas … qualquer comida vale a pena? Nem todas as marcas são iguais e há rações e alimentos húmidos de alta qualidade, mas também de baixo custo. A questão é: o que os gatos realmente comem? Como deve ser a sua dieta? Neste artigo, vamos falar sobre a alimentação de gatos na natureza, como é sua dieta natural. Mas também falaremos sobre a alimentação dos gatos domésticos e sobre qual a melhor forma de cuidar da saúde do teu felino através do que ele come.

Além disso, se desejas saber ainda mais sobre a alimentação dos felinos, estes temas podem ser interessantes: 

O que comem os gatos selvagens?

O antepassado do nosso gato, o gato selvagem, é carnívoro; alimenta-se maioritariamente de presas como ratos, pássaros, pequenos mamíferos, répteis, inclusivamente insetos. Mas, isto não significa que só coma carne, contudo esta é a base e a maior parte da sua dieta. Também se alimentam de plantas e frutos. Além disso, os gatos vadios subsistem alimentando-se do que podem, em muitos casos, são os restos e desperdícios de nossa comida que encontram no lixo.

E os gatos domésticos?

Cada gato é um mundo; haverá alguns que adorem a fruta e as verduras e, outros, que nem obrigados. De igual forma, também poderiam comer a nossa comida mas, com moderação e sempre comendo uma dieta equilibrada à parte. É muito difícil elaborar um menu caseiro para o nosso gato que seja completo e lhe proporcione todos os nutrientes que necessita. Por isso, o mais recomendável e seguro para o nosso felino é oferecer-lhe um alimento comercial de alta qualidade, que estão preparados com una proporção adequada de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais para ele. Com eles vais garantir que ele estará saudável e forte ao longo da sua vida e que ele não tenha nenhuma deficiência nutricional.

A melhor comida para o teu gato é a que mais se assemelhe às suas origens, quer dizer, a uma dieta carnívora. O alimento que escolheres para ele deve ter um alto teor de ingredientes de origem animal para satisfazer as suas necessidades biológicas. O metabolismo do gato necessita de uma boa percentagem de proteínas e de gorduras procedentes da carne e do peixe. Muitos alimentos para gatos são feitos à base de cereais e contêm muito pouca carne, por isso é importante que revejas a sua composição antes de escolher um.

Podemos dividir o que comem os gatos domésticos em dois tipos de alimentos principais: seco e húmido.

  • Seco. Refeição balanceada que oferece nutrição completa. É ideal como base para a sua dieta, pois a sua textura crocante ajuda a remover o tártaro durante a mastigação e mantém os dentes e gengivas saudáveis.
  • Comida húmida. Em lata, recipiente de vidro com tampa ou saqueta. Não é ideal como alimento único nem como base da dieta mas sim é recomendável inclui-lo no menu do gato já que lhes acrescenta um extra de hidratação. Além disso, encontrarás uma infinidade de receitas e sabores diferentes e para os felinos é uma verdadeira iguaria.

Também podes incluir um terceiro tipo de alimento como complemento: a comida caseira. Carne asada o cozida sem ossos, peixe cozido sem espinhas, massas, arroz e legumes. Evita conservas e enlatados, embora possas dar-lhe una fatia de presunto de vez em quando.

Agora que já sabes o que comem os gatos, também deves saber que, quanto mais variada for a dieta do teu felino, mais completa e balanceada ela será.

Alguns alimentos que podes dar ao teu gato para além da sua comida habitual são: frango, peru, carne bovina, salmão, atum, melancia e melão (sem pevides e em pequenas quantidades por ter muito açúcar), alface, cenoura, abobrinha, gelado …sempre como alimento complementar ou prémio e nunca como base da sua dieta. Confere os artigos que te deixamos no início para descobrir o que mais podes oferecer ao teu felino sem arriscar a sua saúde.

Não só é importante saber o que comem os gatos e que alimentos podemos dar-lhes sem perigo, também devemos conhecer quais estão proibidos. Alguns deles são: o leite, a cebola, o alho, as uvas, a couve-frisada, o nabo, os espinafres, as acelgas e o chocolate.

Se desejas conhecer e comparar as melhores marcas de ração para gato, aquí contamos-te tudo sobre elas.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

O que fazer para que a chegada de um novo gatinho seja ótima

Como cuidar do Dobermann

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.