Qual é a melhor ração para o meu Labrador Retriever?

Se tiveres a grande sorte de partilhar a tua vida com um Labrador Retriver e quiseres escolher a melhor ração que garanta a saúde e a vitalidade do teu cão, não podes deixar de ler os conselhos que damos neste artigo onde veras as rações especiais para Labradores Retriver.

Aqui poderás encontrar as comparativas entre as marcas fabricantes de rações para cães mais conhecidas do mercado, como Royal Canin, Advance ou Eukanuba.

Vamos conhecer um pouco melhor o cão de raça Labrador Retriever

O Labrador Retriever é a raça mais popular do mundo e não é de estranhar, pelo seu excelente caráter, vitalidade e inteligência. É um magnífico cão de família pois adoram as crianças e querem brincar o tempo todo, mas também destacam pela sua proeza como cão de resgate e cão-guia. Não deves esquecer também que os labradores presentam uma série de problemas de saúde que são mais frequentes nos cães desta raça.

  • O Labrador tem uma maior proporção de tecido gordo e menos músculo, somado a um grande apetite, que faz com que tenha um maior risco de sofrer obesidade. O risco de aumentar de peso acentua-se após a esterilização e a partir dos 6 anos, que é quando reduzem aos poucos o seu nível de atividade.
  • O Labrador é um cão muito desportista, em ocasiões não valora o risco e são frequentes as roturas de ligamentos cruzados e a luxação de rótulas. Também são frequentes doenças ósseas como a displasia coxofemoral, displasia de cotovelo ou a osteoartrite.
  • Os olhos são outro ponto fraco dos labradores, já que podemos encontrar exemplar com atrofia progressiva de retina, cataratas distrofias corneais que conduzem a uma progressiva perda de visão.

Apesar destas doenças, o cão Labrador Retriever é no geral um animal saudável que, cuidado adequadamente, pode vir a ter uma vida longa. Para garantir que o nosso labrador tenha uma vida prolongada, feliz e sem muitos problemas de saúde, o ideal é dar uma boa alimentação ao longo de toda a sua vida. Um alimento com todos os nutrientes que precisa o Labrador Retriever para manter-se vital e composto por ingredientes de excelente qualidade.

Já está o meu cachorro de labrador em casa… qual ração dar?

Os cachorros de Labrador Retriever crescem rápido nos seus primeiros meses de vida. Nesta etapa precisam uma ração que aporte todos os nutrientes e energia suficiente para que possam crescer de forma proporcionada. Algumas rações que garantem este correto crescimento do teu cachorro ou labrador jovem são:


  • Esta ração garante que os cachorros de Labrador tenham um bom desenvolvimento dos seus ossos e articulações cuidando que o aumento de peso seja progressivo graças ao conteúdo adaptado de energia, proteínas, cálcio e fósforo. Também está enriquecida com condroprotetores (sulfato de condroitina e glucosamina) para cuidar das articulações.
  • Nos seus primeiros meses de vida os cachorros têm de madurar o seu aparelho digestivo, por tanto é muito importante aportar nutrientes de fácil digestão assim como fontes de fibras fermentáveis e prebióticos para favorecer o correto crescimento da flora intestinal. Um cachorro com um sistema digestivo saudável, terá fezes mais consistentes e com menos odor.
  • Quando os cachorros deixam de tomar o leite materno deixam de receber imunidade por parte das suas mães e são eles que devem desenvolver o seu próprio sistema imunológico. Royal Canin Labrador Retriever Junior contém um complexo sinérgico de antioxidantes patenteado exclusivo (vitamina E, vitamina C, taurina e luteína) que ajuda nas defesas naturais do cachorro.
  • O desenho do croquete está especialmente estudado para garantir que, pela sua forma, tamanho e densidade, favoreça a mastigação e ajude a controlar a sensação de saciedade.

  • Os cachorros de Labrador precisam um alimento de qualidade adaptado às suas necessidades de crescimento. Esta ração para cachorros contém ingredientes de alta qualidade e muito fáceis de digerir para garantir o adequado aproveitamento dos nutrientes.
  • Os ossos e as articulações dos cães de raças grandes requerem um cuidado especial principalmente para prevenir transtornos do crescimento. Esta ração contém níveis ótimos de cálcio e fósforo para que a formação do seu esqueleto seja saudável e assim cresça com ossos fortes.
  • Os cachorros em crescimento têm um longo processo de aprendizagem pela frente e para favorecer a correta maduração cerebral e da visão, esta comida para cachorros contém ácidos gordos ómega 3 para favorecer o processo de aprendizagem.

Que ração devo dar ao meu Labrador Retriever adulto?

Um cão da raça Labrador atinge a idade adulta aos 15 meses de idade. A partir desta idade deves trocar a ração de cachorro por uma ração específica para cães adultos. A comida para cães ideal é aquela que aporta a energia e os nutrientes que precisa um cão adulto saudável para viver sem carências. O alimento deve ser equilibrado, conter ingredientes de qualidade e resultar delicioso ao cão pois no final será o teu cão quem finalmente decida se quer comer essa ração ou não.

Os Labradores são cães muito gulosos, adoram a comida e são capazes de colocar a sua melhor cara de pena para conseguir alguma guloseima extra. Isto é um risco para a sua saúde, pois são cães que tendem a sofrer excesso de cão, um cão com um peso superior tem uma esperança de vida mais curta que um cão que mantém o seu peso ideal.  Felizmente no mercado existe uma grande variedade de rações para Labradores Retriever, onde poderás encontrar a mais adequada para o teu cão. Algumas opções:

Ração Criadores Raças Retriever

Em Tiendanimal criamos uma nova linha de rações para determinadas raças com a nossa marca estrela: Criadores. Trata-se de rações formuladas por veterinário que oferecem para cada raça, exatamente o que precisam para ter uma saúde ótima. Estão elaboradas com ingredientes naturais e selecionados e um alto conteúdo de carne fresca.

Benefícios chaves da ração para Labrador Criadores

  • Manutenção do peso ideal: O Labrador Retriever tem tendência ao aumento de peso, por tanto é essencial evitar o sedentarismo e oferecer exercício moderado diário, tendo especial atenção em cães esterilizados. Esta fórmula possui um ótimo aporte calórico, além de estar enriquecida com L-carnitina, aminoácido que ajuda para que a gordura se transforme em energia, contribuindo para a eliminação de depósitos de gordura a nível celular.
  • Saúde do pelo e da pele: Os labradores são uma raça propensa a padecer problemas dermatológicos devido à sua pelagem densa e impermeável que retém a humidade. O óleo de peixe (fonte de ácidos gordos ómega 3) mantêm a pele e a pelagem saudáveis.
  • Cuidado osteoarticular: Devido ao seu crescimento e tamanho e à sua tendência a ganhar peso, pelo seu apetite voraz, as suas articulações estão submetidas a maior pressão e são prejudicadas. Por isso, a ração para labrador Criadores Retriever possui uma ótima relação Cálcio-Fósforo, assim como glucosamina e condroitina adicionada para manter a mobilidade e a saúde das articulações.

Ração para Labrador Retriever Advance


  • Os cães Labradores adultos que não realizam exercício regular e comem demasiada quantidade de alimento costumam ter tendência ao excesso de peso. Esta ração para cães contém L-carnitina e ingredientes ricos em fibras e carboidratos de liberação lenta para aumentar a sensação de saciedade e ajudar a controlar o peso corporal.
  • Os cães Labradores costumam ter problemas osteoarticulares, por isso é fundamental que o seu alimento contenha nutrientes que ajudam a cuidar da saúde articular como o sulfato de condroitina, a glucosamina, a vitamina K e os ácidos gordos ómega 3.
  • O Labrador tem uma pelagem curta e densa, especialmente adaptada ao contato com a água. Para manter a função protetora da pele este alimento contém nutrientes específicos como biotina, zinco e ácidos gordos ómega 3 e 6 para que o seu cão tenha uma pele saudável e um pelo brilhante.

Ração para Labrador Retriever Royal Canin


  • Esta ração com um aporte energético moderado está especialmente desenhada para satisfazer as necessidades dos cães Labradores adultos.
  • O cão Labrador tem um pelo curto e denso adaptado à água. É fundamental cuidar da integridade da pele que supõe a primeira barreira de defesa contra as agressões externas. Este alimento combina níveis de proteínas, aminoácidos enxofrados, ácidos gordos ómega 3 e 6 e um complexo exclusivo (zinco, Vitaminas A e B) para manter a saúde da pele.
  • As articulações são um ponto fraco nos cães de raça Labrador, por isso o seu alimento requer um aporte adicional de nutrientes que cuide da cartilagem articular como a glucosamina e o sulfato de condrotina.
  • O desenho do croquete está especialmente estudado para garantir que, pela sua forma, tamanho e densidade favorece a mastigação e ajude a controlar a sensação de saciedade.

Tanto se o teu labrador é um cachorro ou já é um cão adulto, em cada etapa da sua vida precisa um alimento adequado para manter a vitalidade e a alegria. Os Labradores são cães muito gulosos que adoram a comida e normalmente costuma ser fácil encontrar uma ração que gostem. encontraste a ração para Labrador Retriever de que mais gosta o teu cão?

« Anterior

Desparasitar gatos filhotes

Como ter gatos mais felizes?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.