Dieta Yum e dieta Barf para cães e gatos, o que é?

,

Qual é a melhor alimentação? A ração aporta-lhe todos os nutrientes necessários e é feita com ingredientes de qualidade? Com a dieta natural existe déficit de vitaminas, minerais ou nutrientes? Existem opiniões para tudo. A seguir vamos ver o que é a dieta yum e a dieta Barf assim como os benefícios de cada uma.

A dieta Yum é uma alimentação natural, sem aditivos químicos, baseada em carnes e legumes em pedaços que foram congelados e são servidos sem cocção nem outro tipo de preparação. Pode oferecer-se tanto para cães adultos como a cachorros. Os benefícios que oferece para os cães são variados:

  • Melhora o estado dos ossos, da pele e pelagem.
  • Melhora a assimilação dos nutrientes, e assim reduz a quantidade de fezes.
  • Digestões mais curtas e saudáveis.
  • Aumenta a energia e o estado anímico.
  • Melhora o cheiro corporal e o hálito.
  • Favorece e fortalece os músculos.
  • Reforça o sistema imunológico.
  • Reduz o risco de alergias alimentares.

A dieta Yum é composta por alimentos crus que seguem exaustivos controlos de qualidade e que ao passar pelo processo de congelação se evitam os patógenos. Comercializa-se em sacos de diferentes formatos e variedades que devem guardar-se no congelador e em cada um deles há diferentes ingredientes: carne de vaca, frango, cordeiro, salmão, vegetais, peru.. Além disso, estão livres de cereais, glúten e conservantes. Para servi-los, apenas deves deixá-los descongelar a temperatura ambiente, no micro-ondas ou em água quente e servir ao teu cão. São muito úteis se queres dar-lhe comida natural, mas não tens tempo de prepará-la tu mesmo.

E o que é a dieta Barf para cães? A dieta Barf, também chamada ACBA (Alimentação Crua Biologicamente Apropriada), é no que se baseia a yum. Trata-se de uma dieta natural feita a base de alimento cru com carne e um pouco de legumes. Uma maneira ideal para oferecer ao teu animal de estimação uma alimentação completa e equilibrada que contribua para o seu estado de saúde e energia. Lembra-te de que os ossos são prejudiciais para o teu cão, por tanto evita usá-los na sua alimentação.

A dieta Barf diferencia-se da Yum especialmente em um detalhe: é elaborada pelos próprios donos. Consiste em comprar carne, peixe, vísceras, algo de legumes e frutas e outros complementos para potencializar a dieta (azeite, salsa…) e assim obter uma receita de qualidade com os melhores ingredientes selecionados por cada um. Mas também podem comprar os sacos com preparados já congelados da dieta Barf.

Então, o que escolhemos para o nosso animal de estimação, dieta Yum ou Barf? O nosso conselho é que se tens tempo de procurar a matéria prima em talhos, e gostas de formular as rações diárias do teu cão, lhe dês uma alimentação Barf, mas, se pelo contrário, preferes uma opção mais confortável, rápida e equilibrada, consideres uma dieta comercial como a dieta Yum.  Qualquer uma das duas que escolheres será perfeita para o crescimento e desenvolvimento do teu animal de estimação, já que com estas dietas lhe ofereces uma dieta totalmente natural, completa e equilibrada cheia de sabor e texturas.

Dieta Barf para gatos

A dieta Barf para gatos é a opção mais natural para alimentar estes animais, assim como no caso dos cães. É a dieta mais parecida à alimentação que levariam no seu estado selvagem, já que inclui pedaços selecionados de carne crua, cartilagem, vísceras e pequenas quantidades de vegetais assim como outros complementos. Os benefícios da dieta Barf para gatos podem resumir-se em:

  • Grande valor nutricional, já que são alimentos não processados industrialmente e não possuem aditivos.
  • Comida de alta qualidade. Podem reconhecer-se os pedaços dos alimentos que estão incluídos, são ingredientes de qualidade humana.
  • Dentes mais saudáveis. As diferentes texturas que inclui esta dieta fazem com que a mandíbula dos gatos esteja ativa e os dentes mais limpos.
  • Melhora o sistema digestivo. As digestões são mais rápidas e melhores.

Para preparar uma boa dieta Barf deve ter-se em consideração o equilíbrio nutricional, e para isso devem conhecer-se muito bem os ingredientes e garantir que se incluam todos os nutrientes essências em cada comida. Também se deve ter cuidado com os alimentos que não são apropriados para o teu animal de estimação e conhecer o processo de cocção e preparação.

Com as dietas naturais para cães e gatos, como Yum ou Barf, se garante uma alimentação a base de carne e pequenas quantidades de vegetais como a que eles mesmos conseguiriam no seu estado selvagem. Achas que esta alimentação é a mais adequada para os cães e gatos? Qual ofereces ao teu animal de estimação? Partilha a tua experiência com os demais donos.

« Anterior

Raças de cães pequenos

O meu cão come as suas fezes: tratamento para a coprofagia canina

Seguinte »

2 comentários em “Dieta Yum e dieta Barf para cães e gatos, o que é?”

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.