Porque não deves dar comida humana aos gatos

Os gatos são animais domésticos que requerem alguns cuidados muito específicos. É muito habitual ver que as pessoas dêem ao seu gato os restos da sua comida, ou que preparem um prato de comida especial. As pessoas não são conscientes dos riscos da comida humana em gatos. As suas necessidades alimentares são diferentes das de um ser humano ou de um cão já que o seu metabolismo é diferente. Por isso, é recomendável que não dês a tua comida ao teu gato. Este tipo de comida pode não satisfazer as necessidades nutricionais do teu gato, e pode acabar por ser, como na grande maioria dos casos, uma quantidade excessiva de calorias.

Problemas por dar comida humana aos teus gatos

Se quiseres que o teu gato tenha uma dieta equilibrada rica em nutrientes, que lhe ofereça vitalidade e uma saúde de ferro, deves evitar dar os alimentos que costumas comer normalmente. Muitos dos alimentos que comem as pessoas podem ser prejudiciais para os gatos.

A cebola e o alho atacam os glóbulos vermelhos do organismo do teu gato, o que provoca anemia, e o limão pode ser venenoso em algumas raças de gatos. É importante evitar dar-lhe abacate já que podem causar um acumulo de líquidos ao redor dos tecidos do coração e vir a ser mortal. Para além disso, pode provocar diarreia, vómitos e dificuldade respiratória.

Outros alimentos realmente prejudiciais para os gatos são o café, o chá, os picantes e o chocolate já que causam deficiências nas contrações do coração. Cuidado com o chocolate! É tóxico e pode ser letal para alguns gatos.

Também deves ter cuidado com as uvas e uvas passas, podem causar insuficiência renal aguda e com a macadâmia que têm uma toxina que afeta o seu sistema nervoso e digestivo.

O peixe é bom para os gatos? É muito comum acreditar que sim, porém se o teu gato come muito frequentemente peixe cru pode eliminar a possibilidade de assimilação da vitamina B do seu organismo. Por isso é recomendável dar peixe cozido ao vapor e não cru.

Costumas dar uma tigela de leite ao teu gato? Ao contrário do que se costuma pensar, dar leite aos gatos não é nada bom. Assim como muitos humanos os gatos são intolerantes à lactose e não é benéfico para eles. Se o teu gato gosta muito do leite podes comprar leite com teor de lactose reduzido, adaptado para felinos, que é mais favorável, inclusive podes encontrar alguns preparados lácteos específicos para ele. Assim o teu companheiro poderá continuar desfrutando deste delicioso manjar sem ter nenhum problema digestivo!


Que alimentos humanos podem comer os gatos?

Mesmo que muitos dos alimentos que comes habitualmente sejam prejudiciais para os gatos, existem algumas exceções. É recomendável que alimentes o teu gato com comida especialmente pensada para ele, mas se não podes evitar dar um capricho de vez em quando, da uma olhada na lista de alimentos que podes dar em pequenas quantidades:

  • Frango cozido ou peru: O frango é o alimento perfeito para dar ao teu gato quando está doente. Vai ajudar para que se cure mais rapidamente e este vai adorar!
  • Iogurte: Apesar dos gatos serem intolerantes à lactose podes dar-lhe um, muito de vez em quando, já que gostam muito. Mas sempre com cuidado para não exceder-se.
  • Ovos: Os ovos são uma grande fonte de proteínas e vitaminas. Muitos dos alimentos especiais para gatos contêm ovos já que são benéficos. Lembra-te de cozinhá-los antes já que assim reduzes o risco de doenças que este alimento pode transmitir.
  • Comida para bebés: Esta comida costuma ter alguns dos nutrientes apropriados para os gatos, e são muito suaves. Mas cuidado! Algumas podem conter alho ou cebola, assim que lê as etiquetas atentamente.
  • Banana: Podes dar pequenos pedaços de banana ao teu gato de vez em quando para que tenha uma dose extra de potássio.
  • Manteiga e óleo: Não é nada bom que dês ao teu gato grandes quantidades de manteiga ou óleo, mas as vezes podes acrescentar meia colher nos alimentos já que ajuda eliminar mais facilmente as desconfortáveis bolas de pelo.
  • Arroz: Os gatos, assim como os humanos, podem precisar de alimentar-se a base de uma dieta mais suave quando estão doentes. Principalmente quando sofrem de problemas gastrointestinais. Nestes casos podes dar um pouco de arroz acompanhado de pequenos pedaços de frango. Vai se recuperar rapidamente!
  • Legumes cozidos: Muitos gatos adoram os legumes, e alguns oferecem a fibra necessária para a sua dieta, ideal para combater as bolas de pelo. Costumam gostar muito dos brócolos e da cenoura.

Como podes perceber, o metabolismo dos gatos tem umas necessidades alimentares muito diferentes das tuas e precisam levar uma dieta adequada. Agora já sabes que muita comida humana não é boa para eles. Oferece-lhe uma dieta equilibrada para que tenha uma vida longa, saudável e feliz. Partilha conosco a dieta do teu gato, vai ser de grande ajuda para todos os amigos dos felinos!

« Anterior

Brinquedos para animais de estimação divertidas

Comida caseira para cães ou ração?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.