O que fazer para que o nosso gato não arranhe o sofá

O que fazer para que o nosso gato não arranhe o sofá: Qualquer felino incorpora nos seus genes a necessidade de arranhar, subir e escalar, já que é algo que está na sua essência e é impossível de eliminar. Que o nosso gatinho arranhe determinados móveis da casa ou outros objetos pode ser devido a vários motivos que explicaremos a seguir.

Porque arranha o meu gato os móveis da casa?

A explicação mais estendida é: arranham para afiar as suas unhas.

Ainda que isso seja verdade é um dos vários motivos que podem levar a realizar essa ação.

Antes de tentar solucionar esse problema, é importante que entendamos da onde vem essa necessidade.

Pode ser uma resposta a um estado de stress, tédio ou ansiedade; se suspeitamos que se trata de algum desses motivos, deveríamos pensar na possibilidade de oferecer ao nosso gato outros estímulos e brinquedos com os que possa ficar entretido em casa.

Há uma grande variedades de brinquedos interativos que, além de mantê-los ativos, são muito eficazes para diminuir esses estados de ansiedade.

Outro dos aspetos fundamentais a ter em conta é o acesso a um arranhador. Há arranhadores de todos os tipos, formas, tamanhos e cores em função da nossa preferência; e se o nosso gato não se adapta, também há produtos que podem ser aplicados sobre o arranhador para fazer com que seja mais atrativo aos olhos do nosso felino.

Os gatos são animais territoriais, e arranhar é também uma forma de marcar território; quanto mais arranhadores tiver à sua disposição, maior atividade para ele, e mais reduziremos a possibilidade de que arranhe nos móveis ou no sofá.

Dicas para evitar que arranhe os móveis

Se o nosso gato já está acostumado a arranhar em zonas indesejadas da nossa casa, como podem ser cortinas, móveis ou sofás, um dos primeiros passos a seguir para redirigir essa conduta será eliminar o odor de todas essas zonas onde tiver arranhado; neste caso, produtos como Feliway podem ser de grande ajuda para eliminar qualquer rasto.

Também encontraremos uma grande variedade de arranhadores protetores com diferentes formas para colocar nos cantos dos móveis, evitando assim que o arranhão consiga penetrar no tecido.

Quando o nosso gato arranhar no seu arranhador ou no lugar que nós consideramos correto, é importante premiá-lo não apenas verbalmente, mas também oferecer algum tipo de snack.

Com paciência e dedicação, conseguiremos que nosso gatinho mude o seu comportamento.

E tu? Já sabes o que fazer para o que teu gato pare de arranhar o sofá? Tens outras dicas diferentes? Partilha as tuas dicas nos comentários, serão de grande ajuda para os demais leitores.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

O que tenho de fazer para que o meu gerbo aceite um novo?

O que fazer quando um animal de aquário de água salgada fica doente?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.