Tranquilizantes para cães

Em muitas ocasiões, nossos animais de estimação sofrem medo e stress diante de alguma situação. Uma das mais comuns são as festas: os fogos de artifício, os foguetes e outros barulhos fazem com que muitos dos nossos melhores amigos passem um mau momento. Às vezes é impossível tranquilizá-los com palavras e carícias e precisamos ajudá-los a superar esses momentos com alguma outra coisa.

Os tranquilizantes para cães são uma ótima opção para acalmar o teu animal de estimação nessas situações que lhe causam stress ou ansiedade. Poderás encontrar diferentes tratamentos no veterinário, com quem deverás consultar qual é a melhor opção para o animal, tendo sempre em conta a sua saúde. Além disso, em Tiendanimal também poderás encontrar diferentes tipos de remédios naturais e relaxantes, como o Zylkene, o Kalmaid ou as feromonas, para escolher o que melhor se adapte ao teu animal de estimação.

Tipos de tranquilizantes para cães:

Sedativos

São vendidos em veterinárias e vêm em gotas ou em comprimidos. São administrados aproximadamente uma hora antes do efeito desejado e dura aproximadamente 4 horas. Produzem uma sedação do sistema nervoso central, sem perda da consciência. Na verdade, o animal continua tão assustado como antes, mas a sua locomoção fica muito reduzida, podendo realizar somente movimentos leves. Verás também que os olhos são cobertos por uma membrana branca que é a terceira pálpebra, isso é normal e passa quando o efeito do medicamento acaba.

A dose desses tranquilizantes para cães varia conforme o peso e o grau de nervosismo do teu animal, por isso não te esqueças de consultar o teu veterinário antes de comprá-lo. São muito úteis para cães que ficam muito desorientados e podem chegar a se magoar. Podem ter efeitos colaterais e diminuem muito a pressão sanguínea.

Ervas sedativas

As ervas sedativas são a valeriana, a camomila, a passiflora e a melissa. Em algumas lojas de produtos naturais podem ser encontradas em comprimidos, mas se não, deverias comprar as ervas e preparar um chá concentrado. Este tipo de tranquilizantes para cães também são naturais e seguros, como as flores. Se o teu cão ou gato gosta de leite morno, podes misturá-lo com o chá para que o tome. Essas ervas têm um efeito sedativo mais suave que os comerciais, não produzem ataxia (dificuldade de movimento) e têm a vantagem de que realmente diminuem a ansiedade. São administradas também uma hora antes.

Se o teu cão se assusta muito, podes dar-lhe flores de Bach durante uma semana e no dia das festas lhe adicionas valeriana ou melissa. Vale a pena experimentar esses remédios naturais antes de usar outros comerciais mais fortes, pois são inócuos e verás que o teu animal de estimação se sentirá melhor, e você também.

Além dos tranquilizantes para cães que comentamos anteriormente, podes seguir alguns dos conselhos de nosso post os animais de estimação e as festas.

 

« Anterior

O que comem os caranguejos?

Como cuidar de um cachorro recém-nascido

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.