Um guia sobre tranquilizantes para cães: para que servem, que tipos existem e como os utilizar

,

Tal como nós, humanos, os cães são confrontados com o stress e a ansiedade, e é exatamente nesta altura que os tranquilizantes ou relaxantes para cães podem ser úteis. Mas o que são exatamente, como funcionam, em que situações são mais úteis e que tipos diferentes de tranquilizantes existem? Se alguma vez se interrogou sobre estas questões, continue a ler, pois iremos responder a todas as suas perguntas abaixo.

O que são e como funcionam os tranquilizantes para cães?

Os tranquilizantes são substâncias que ajudam a reduzir a tensão, o stress ou a ansiedade dos cães. Influenciam o sistema nervoso central dos nossos amigos de quatro patas, alterando a transmissão de determinados neurotransmissores, fazendo com que se acalmem e relaxem.

Recomendamos que leia o nosso artigo sobre os sinais de stress nos cães para saber mais sobre os sintomas e o tratamento do stress.

Benefícios dos tranquilizantes para cães

Acalmar pode fazer uma grande diferença na forma como o seu cão perceciona o mundo. Aqui estão alguns dos seus benefícios:

  • Reduzem a ansiedade e do stress: ajudam o seu cão a ficar mais calmo e feliz.
  • Evitam comportamentos problemáticos, como partir objetos em casa ou ladrar constantemente.
  • Melhoram o bem-estar: um cão relaxado é um cão feliz.
  • Facilitam o treino: um cão calmo aprende melhor e interage melhor com os outros.
  • São úteis em situações de stress: como o fogo de artifício.
  • Bom para cães com ansiedade severa: podem ajudar a lidar com os seus medos específicos.

Tipos de tranquilizantes para cães

Há uma variedade de tranquilizantes e analgésicos que o podem ajudar a lidar com o stress e a ansiedade. Apresentamos-lhe aqui alguns dos tipos mais comuns.

Consulte sempre um veterinário antes de utilizar tranquilizantes para garantir que escolhe a opção mais segura e eficaz para o seu cão.

Medicação sedativa

Estes tipos de tranquilizantes só estão disponíveis no seu veterinário e são geralmente administrados sob a forma de gotas ou comprimidos. São administrados cerca de uma hora antes da situação de stress e o seu efeito dura cerca de quatro horas. Funcionam anestesiando o sistema nervoso central do animal, o que limita a sua capacidade de se mover sem afetar a consciência. A dosagem depende do peso e do nível de ansiedade e deve ser sempre determinada por um veterinário.

São muito úteis para os cães que ficam demasiado nervosos e que se podem magoar.

Sprays com feromonas

Os sprays ou difusores de feromonas imitam os sinais químicos que as mães caninas produzem para acalmar os seus cachorros. Esta é uma forma não invasiva de criar um ambiente calmante para o cão, o que é particularmente útil em casa ou em viagem.

Suplementos alimentares calmantes

Estes suplementos contêm ingredientes naturais para ajudar a gerir o stress e a ansiedade. Estão disponíveis em várias formas, por exemplo, como comprimidos ou suplementos alimentares, e são uma escolha prática para o cuidado diário de cães propensos à ansiedade.

Acessórios de relaxamento

Os acessórios de relaxamento, como as coleiras calmantes e as camisolas antisstress, são formas eficazes e não invasivas de acalmar cães ansiosos ou stressados.

  • Coleiras relaxantes: Estas coleiras estão impregnadas de feromonas sintéticas que imitam as feromonas calmantes naturais e ajudam a reduzir a ansiedade em situações como mudanças de casa, viagens ou ruídos fortes. São práticos porque têm um efeito constante sem necessidade de serem utilizados diariamente.
  • Camisolas antisstress: Exercem uma ligeira pressão sobre o corpo do cão, semelhante a um abraço, o que pode aliviar a ansiedade de separação ou o medo de ruídos. São úteis em ocasiões especiais e dão ao cão uma sensação de segurança.

Remédios naturais

  • Florais de Bach: Os florais de Bach são administrados sob a forma de gotas e foram descobertos no século XVIII pelo Dr. Eduard Bach. Foram descobertos no século XIX. São um remédio natural e atuam sobre as emoções alteradas, como a ansiedade, e proporcionam uma solução segura e natural para a ansiedade nos cães. Para obter resultados, recomenda-se que comece a administrá-los alguns dias antes do acontecimento stressante.
  • Plantas calmantes: As plantas calmantes mais conhecidas são a valeriana, a tília, a passiflora e a erva-cidreira. Encontram-se disponíveis sob a forma de comprimidos em algumas lojas de ervanárias ou são preparadas sob a forma de chás concentrados. Estas plantas têm um efeito ligeiramente calmante e ajudam a reduzir a ansiedade. Tome-as também uma hora antes da situação stressante.
Tipos de tranquilizantes para cães

Quando e em que situações podemos utilizá-los?

Os tranquilizantes para cães podem ser uma grande ajuda numa série de situações stressantes ou angustiantes para o seu amigo de quatro patas:

  • Ansiedade de separação: Para cães que se sentem ansiosos ou stressados quando são deixados sozinhos em casa. Os tranquilizantes podem ajudá-lo a sentir-se mais seguro e mais calmo.
  • Regresso à rotina: As alterações na rotina diária, como o regresso ao trabalho após um período em casa, podem ser difíceis para alguns cães. No artigo seguinte, encontrará dicas sobre como habituar o seu cão à nova rotina.
  • Viajar: Seja no carro, no comboio ou no avião, viajar pode ser uma grande fonte de ansiedade para muitos cães. Um tranquilizante pode ajudar a tornar a viagem mais agradável para ele.
  • Visitas ao veterinário: Para os cães que acham as visitas ao veterinário stressantes, os tranquilizantes podem tornar estas visitas mais fáceis de suportar.
  • Festas e eventos ruidosos: Fogos-de-artifício, bombinhas e outros ruídos altos durante as férias podem ser muito stressantes. Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com o seu medo do barulho.
  • Tempestades: Tal como o fogo-de-artifício, o ruído das tempestades pode causar ansiedade em muitos cães.
  • Grandes mudanças na casa ou mudança de residência: Grandes mudanças no ambiente podem ser confusas e stressantes.
  • Adaptação a novos membros da família: A chegada de um novo membro da família, seja um bebé, outro cão ou um animal de estimação de uma espécie diferente, pode causar stress.

Não se esqueça de que os tranquilizantes devem fazer parte de uma abordagem holística para gerir a ansiedade e o stress dos cães, envolvendo treino, dessensibilização e, sempre que possível, evitar situações de stress.

Os tranquilizantes são seguros para todos os cães?

A segurança dos tranquilizantes depende do tipo de produto, do estado geral de saúde do cão e do cumprimento da dosagem recomendada por um profissional. É sempre importante consultar um veterinário antes de utilizar um tranquilizante.

Posso utilizar tranquilizantes em cachorros?

Alguns tranquilizantes são seguros para os cachorros, mas é importante escolher produtos especificamente concebidos para a sua idade e tamanho. Consulte sempre um veterinário antes de administrar qualquer produto.

Quanto tempo é que os tranquilizantes demoram a fazer efeito?

O tempo de início de ação varia em função do tipo de tranquilizante. Os produtos farmacêuticos podem demorar entre 30 minutos e uma hora, enquanto as opções naturais podem demorar mais tempo a fazer efeito.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem interessar-lhe:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Insolação nos cães: o que é, como atuar e prevenção

Como posso saber se o meu cão está desidratado e o que devo fazer? Dicas para manter o seu amigo de quatro patas hidratado

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.