Quando um gato sofre de alguma doença que afeta o funcionamento dos seus órgãos principais é muito importante que tenha uma dieta veterinária indicada por um especialista.
Há gatos que sofrem de doenças relacionadas com os rins. Por isso, é fundamental que a dieta do seu felino seja equilibrada, saudável e nutritiva, proporcionando-lhe uma ração específica que cuide do seu sistema urinário e renal.
A hidratação também é fundamental nos casos de doenças renais, já que a água favorece a recuperação e melhora a qualidade de vida. Se os rins do felino não podem reter a água, o animal não irá parar de urinar, o que pode levar a uma desidratação extrema.
Para que o seu felino inicie uma dieta veterinária baseada em rações renais para gatos deve sofrer de insuficiência renal crónica ou aguda diagnosticada por um veterinário:
Alguns dos sintomas deste trastorno são: perda de apetite, micção frequente, sede excessiva...
A alimentação é a chave no processo de recuperação e também para retardar a evolução da doença. Por isso, a Tiendanimal põe à sua disposição as melhores rações renais para gatos.
Como já referimos anteriormente, a alimentação é a chave. Por isso, de seguida explicamos-lhe os múltiplos benefícios que irá encontrar se utilizar a ração renal para gatos:
As marcas Criadores, Royal Canin e Hills contam com uma ração renal para gatos:
Um dos objetivos principais da ração renal para gatos é recuperar o apetite do felino. Por isso, marcas como Royal Canin conseguiram formular até sete alimentos diferentes (3 secos e 4 húmidos).
É importante que os alimentos possuam diferentes perfis aromáticos, com diferentes texturas e ingredientes, e além do mais que se possam combinar entre si, já que alguns gatos são exigentes com a comida.
É muito importante que, a partir de aproximadamente 7 ou 8 anos de idade, o veterinário realize check ups periódicos da urina e sangue do seu gato para detetar qualquer sinal de doença a tempo e poder tratá-la de forma eficaz.
É importante que coloque vários bebedouros em diferentes lugares da casa e que não os troque de sítio. Além do mais, devem estar em locais tranquilos e longe da caixa de areia. Também se recomenda trocar a água do bebedouro com frequência para que esteja sempre limpa e fresca e seja do agrado do seu felino. Inclusive pode oferecer-lhe uma fonte para gatos, que despertará o seu interesse e incitará a ingerir mais água.
O seu veterinário irá aconselhá-lo acerca de qual é a melhor ração renal para gatos no caso do seu felino e dar-lhe-á todas as regras que precisa seguir para o seu cuidado.